Pesquise artigos do blog:

segunda-feira, 13 de junho de 2011

“DEUS TEM UM PLANO” - CARTOMANCIA GERENCIAL HISTÓRICA DISFARÇADA DE FÉ

A maioria dos evangélicos são arminianos e por isso abominam a doutrina da predestinação. Querem ser compassivos com o humanismo e com o princípio do livre-arbítrio.

Mas existe uma paranóia neste meio e esta já produziu um bordão - “Deus tem um plano”. Todos eles falam disso, crêem nisso, proclamam isto o tempo todo e por aí vai.

Mas será que existe este tal “plano de Deus”? E se existe como podemos descobri-lo? As afirmações dos crentes com relação este tal plano é fruto de uma convicção bíblica solidamente fundamentada ou é apenas mais uma daquelas frases de evento tão em voga em nossos dias?

Só para conversarmos faço as seguintes pontuações extraídas de da seção “cartas” do site www.caiofabio.net por considerar a melhor definição sobre esta questão atual:

1. Se Deus tem um plano, o plano é Dele, e não meu. E se Ele tem um plano, nunca me disse qual era. Não no sentido de mapa e guia de encontros; tipo “Par Perfeito”. 

2. Se Deus tem um plano, saiba: não é um roteiro de cinema, nem uma corrente de eventos revelada à priori, nem um mapa a ser seguido, nem qualquer forma de determinismo. 

3. Além disso, aos que Ele disse qualquer coisa, disse apenas coisas relacionadas à mensagem a ser anunciada, mas não deu detalhes sobre a vida de ninguém. Do contrário, o justo não viveria pela fé, mas pelo plano.

4. Esse tal “plano de Deus” dos crentes, não só é vício pagão, como é uma espécie de cartomancia gerencial histórica, disfarçada de fé. E nisso há tudo—insegurança, idiotice, infantilismo, ignorância, covardia, etc. — menos fé. 

5. O plano sou eu. O plano são os dons que Ele me deu. O plano são as boas oportunidades. O plano é a capacidade de realizar o que é bom. O plano é viver com bom senso conforme o Evangelho.

6. Esse negócio do plano de Deus é doença de crente pentecostal, que adora saber à priori o que ninguém sabe ou deveria saber; pois, quando assim é, a pessoa se infantiliza, e jamais cresce na vida, ficando  paralisada e cada vez mais amargurada.

7. O plano de Deus é que você ande pela fé e com o coração buscando discernir e aplicar o que é bom — tanto pra você quanto para os outros!

8. Sim! O plano de Deus é este: “O que quereis que os homens vos façam, fazei isto mesmo antes a eles”.

Um comentário:

Erick Costa disse...

Pois é amiga é a mais pura verdade !!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...