Pesquise artigos do blog:

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CONTRADIÇÕES BÍBLICAS - Deus criou as plantas antes do sol. Mas elas não sobrevivem sem fotossíntese.



Estou dando início a uma nova série de postagens com o título "contradições bíblicas". Esta série terá um marcador específico. Espero que gostem e comentem. 

Anja...

Deus criou as plantas antes do sol.
Mas elas não sobrevivem sem fotossíntese.

Por Austin Cline

Há um erro científico na Bíblia sobre a natureza das plantas. Gênesis retrata Deus criando as plantas no terceiro dia, embora o sol tenha sido concebido no quarto dia da criação. Plantas só sobrevivem com a fotossíntese, e esta só é possível com o sol. Assim, só faria sentido se as plantas tivessem sido criadas depois do sol.

A criação das plantas está em Gênesis 1:11-12: “E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom”.

Sobre o sol, diz Gênesis 1: 14-19: “E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra. E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto".

A criação das plantas antes do sol é um dos muitos erros científicos da Bíblia. Mesmo no sentido alegórico trata-se de uma inconsistência porque os eventos não estão colocados na ordem correta. A ciência mostra que as plantas surgiram na terra em um processo de evolução que demandou muito tempo.


Via conexão da Graça

14 comentários:

Márcio Melânia disse...

Você só esqueceu que em Gênesis 1.3-5, está escrito: "Disse Deus: "Haja luz", e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia."

Sua leitura de que as plantas foram criadas antes do sol é superficial. Não é o sol que promove a fotossíntese e sim a luz.

Poderia apresentar outros "erros" científicos na sua publicação, mas fica para outra vez.

Anja_Arcanja disse...

Não se furte, apresente os erros que eu com prazer refutarei um a um!

Anja_Arcanja disse...

1.3-5, está escrito: "Disse Deus: "Haja luz", e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia." vamos lá?

Então Deus era esta LUZ devo supor né? então devo supor também que a noite ele se retirava, pois senão como haveria trevas?

Conspirador disse...

Caríssima Anja,

É fácil descobrir porque para você é tão necessário refutar a inerrancia da Bíblia.
Mas se você for um pouco coerente, preste atenção na resposta do Márcio.
Ele mata o artigo sem direito a refutação.
De fato, o que produz a fotossíntese não é o sol, mas a luz.
Outra coisa, o texto bíblico não diz o tempo que demorou entre um evento e outro, de modo que Deus poderia ter criado as ervas do campo e logo em seguida estabeleceu o sol para sustentar o que acabara de criar.
Na sua ânsia de ser polêmica, talvez esteja deixando passar importantes detalhes na Palavra de Deus, inclusive alguns que poderiam transformar sua vida.

Anja_Arcanja disse...

Percebo que o conspirador e o marcio não alcançaram meu intento com a postagem, pensam que quero apenas dar descrédito ou ser polemica. Na verdade não é nada disto! Mas meu intento é mostrar que a livro algum pode ter o status de livro sagrado e aliar a ciencia a teologia, pois apesar de serem "quase" opostas, deveriam andar de mãos dadas. É uma penas que o que conspira (rsrs) e vc marcio o não tenham conseguido, obrigando-me a revelar o que realmente eu pretendo.

Anja_Arcanja disse...

Vou postar dois comentários que vi aqui e penso que serão importantes:

{Há algo que podemos discutir aqui e que, certamente, será enriquecedor.

Até que ponto a Bíblia deve ser idolatrada como sendo a fonte de toda a revelação?

Eu tenho pra mim, que ela é mais um livro de consulta e que possui registros, ainda que de segundas penas, sobre compreensões que os homens de uma certa nação (Israel) tiveram acerca de Deus. E, depois, no Novo Testamento, houve a influência dos padres gregos criadores do cristianismo através dos concílios ocorridos depois da queda do segundo Templo.

Nem a cientificidade e nem a historicidade podem ser atribuídos à Bíblia. E seus textos nos apresentam propositalmente os fatos mitologizados com o objetivo de transmitir ensinamentos éticos bem elevados, os quais precisamos compreender em essência.

Pra mim, o paradoxo é importante nesta nossa compreensão da realidade. E o fato da Bíblia não ser capaz de absolutizar conceitos mostra que a nossa procura pela Verdade jamais deve cessar. E isto faz de nós não um seguidor de ideias prontas ou acabadas, mas sim buscadores de Deus.

Para concluir, acho fundamental desconstruir o conceito doutrinário de que a Bíblia seja a Palavra de Deus. Pois, a meu ver, nenhum livro pode alcançar este status como se fosse "sagrado". Sem dúvida que a Bíblia é uma bússola que nos auxilia nesta busca sobre o conhecimento da Verdade, mas ela, em si mesma, não é capaz de salvar ou de satisfazer todas as nossas dúvidas e anseios.

Como diz o próprio texto bíblico, "a letra mata". Porém, o "espírito vivifica".}

{...acho fundamental desconstruir o conceito doutrinário de que a Bíblia seja a Palavra de Deus. Pois, a meu ver, nenhum livro pode alcançar este status como se fosse "sagrado". Sem dúvida que a Bíblia é uma bússola que nos auxilia nesta busca sobre o conhecimento da Verdade, mas ela, em si mesma, não é capaz de salvar ou de satisfazer todas as nossas dúvidas e anseios.Como diz o próprio texto bíblico, "a letra mata". Porém, o "espírito vivifica".

Agora digo eu: A Bíblia só deve ser respeitada como fonte Divina até o ponto em que ela não se ponha acima da vida, pois sendo assim ela deixou de prestar serviço a intenção original do Criador.}

PASTOR CARLOS DIAS disse...

PESSOAS E GRUPOS QUE USAM O AS REDES SOCIAIS PARA FICAREM DEBTATENDO, TEORIAS E PERGUNTAS TEOLOGICAS.
Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. 1 Coríntios 11:1
AO INVÉS DE USAREM ESSA REDE PRA EVANGELIZAR E FALAR DO AMOR QUE DEUS TEM PELAS PESSOAS. ESSAS PESSOAS PRECISAAM LER ESTES TEXTO QUE ELES SE ESQUECERAM DELE NA BIBLIA.
E ao servo do senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 2 timóteo 2:2
Colosenses 3.8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.

COLOSENSES 3. 14 E, SOBRE TUDO ISTO, REVESTI-VOS DE AMOR, QUE É O VÍNCULO DA PERFEIÇÃO.
Só pra quem é servo de Deus, claro

Conspirador disse...

Querida Anja, entendi perfeitamente seu intento não só neste texto, mas em todos os outros que já li em seu blog.
Entenda que te respeito muito e sei que seu objetivo é provocar pensamentos e reflexões.
Mas suas premissas na maioria das vezes estão erradas e partem de pressupostos igualmente errados.
Não posso te convencer de minhas verdades e nem o quero, mas creio que podemos, juntos, crescer no conhecimento de Deus e das coisas Eternas.
Se o seu objetivo for dessacralizar a Bíblia, ou colocá-la com o mesmo peso de outros textos religiosos, entendo que esta linha de pensamento não vai te levar a lugar algum, pois sob o ponto de vista da lógica e da dialética, nao tem como uma coisa ser algo num sentido e em outro ao mesmo tempo, sem se anular.
Ou seja, num único sistema não pode haver mais do que uma verdade sobre determinada coisa, pois duas verdades pressupõem que uma delas precisa ser uma mentira tentando ser verdade.
Sugiro que a irmã procure ler ou escutar ministrações do W. Lane Craig, Normam Geisler e Ravi Zacharias (deste último tem um livro: Porque Jesus é diferente, que é fantástico).
Entenda que apenas estou aqui como alguém querendo acrescentar, jamais te julgar ou te condenar, pois creio que o mundo já está condenado e só não estaremos condenados naquele Dia se estivermos fora dele (João 3:17).
Ps.: Pastor Carlos Dias, se não é para contender, o que Paulo foi fazer no Aerópago ou Jesus nas Sinagogas? Aliás, o que o irmão está fazendo aqui? Senão contendendo sobre esta questão conosco?

Conspirador disse...

Aliás, nobre Pastor Carlos, não está escrito no seu blog que: "Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos."
Provérbios 27:6
Estamos aqui como amigos e irmãos talvez nos ferindo por um lado, mas por outro sendo admoestados.
Ademais, provérbios também ensina que: "Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará." 9:8
Abraços fraternos em Cristo.
Se o irmão quiser sofrer um pouco, entre no meu blog. Rssss

Anja_Arcanja disse...

Conspirador, gratíssima pela sua ressonância! voce está certo quando diz que quero provocar pensamentos e reflexões. E não só a crentes mas também aos não crentes e novos na fé!

Intento mostrar que a Bíblia a pesar de conter erros grotescos, ela traz a mensagem salvífica do Messias, o Cristo. E que não devemos nos ater a história da bíblia, pois se assim procedermos teremos duas opções: ou apostatar da fé (como racionais que somos), ou fechar os olhos e crer de maneira errada para o resto de nossas vidas! Ambas as opções são erradas! Então porque não procurarmos na própria bíblia o motivo certo para crer aliado a razão: JESUS O CRISTO!

Confesso que tenho vivido um momento de desconstrução: quando criança tive uma severa formação católica, assim que me casei (aos 22 anos), me converti a batista brasileira, mas em seguida migrei para a batista nacional onde a sede por saber mais de deus me conduziu ao seminário desta instituição a saber, o SETEBAN. Ainda não satisfeita ingressei na faculdade de ensino claretiano e também na faculdade ULBRA nesta ultima foi um curso a distancia. O fato é que descobri que muito do que se ensina nas igrejas é engodo e fruto de má interpretação bíblia. O que me faz or mim mesma procurar fontes foras da igreja e da teolQuestionar pode sevir de ferramenta para libertar teologia convencional. Claro que procuro analisar tudo que leio e tenho estudado muita história, principalmente a da igreja vista de outra ótica e a história dos judeus, romanos e dos povos que precedem o deus de abraão (como que se fosse possível ele só paasar a existir a partir de abraão rsrs), mas o fato é que me surpreendi com o forma de cultos que havia antes do culto judeu e que hoje é considerado profano, mas, foi plagiado! O que quero mostrar é que deus vem se manifestando de diversas formas: como deus, como sol, como lua etc e que a bíblia tem sim falhas que podem colocar em cheque a existência de Deus, quero poder mostrar que deus existe, apesar da bíblia srssr, e é neste deus que devemos crer. Um Deus que não cabe nas paginas de um livro e pois sua palavra é viva e eficaz!

Gratas e continue lendo meu blog.

Anja_Arcanja disse...

Erratas; me faz or mim mesma procurar fontes foras da igreja e da teologia convencional.
erata: Questionar pode sevir de ferramenta para libertar mentes


ERRATA: mas o fato é que me surpreendi com o forma de cultos que havia antes do culto judeu e que hoje é considerado profano, mas, foi plagiado! "MAS O FATO É QUE APRENDI QUE MUITO DO QUE SE USA NOS CULTOS JUDEUS E POR CONSEQUENCIA NO CRISTIANISMO, FOI PLAGIADO, FAZENDO CRER QUE OS CULTOS QUE HOJE SÃO CONSIDERADOS PAGÃOS, NA VERDADE, CULTUAVAM AO MESMO DEUS. PQ DEUS É UM SÓ

rodrigo disse...

Erro cientifico na biblia! Sub examine angelical? "Sufficit".

Ricardo disse...

Com a ausência da luz solar as plantas cessam o seu processo de fotossíntese. Em média elas passam cerca de 12 horas no escuro e nem por isso deixam de existir.

As plantas foram criados no terceiro dia criativo e o Sol, no quarto. De acordo com a narrativa de Gênesis as plantas foram as últimas coisas a serem criadas no terceiro dia, pois Deus começou este dia separando a porção seca das águas. Posto isto, é possível que Deus tenha criado as plantas até a meia-noite do terceiro dia e o Sol, nos primeiros instantes do quarto dia. Que problema há nisso?

Os crentes da evolução adoram procurar pêlo em ovo!

Anônimo disse...

Autora deste blog: - venha para a luz! Venha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...