Pesquise artigos do blog:

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ricardo Gondim, herege ou um cristão em desconstrução? (By Anja_Arcanja)



                Ao ler e sempre leio os textos de Ricardo Gondim, senti-me confrontada em minhas crenças; algo que há tempos já me incomodava, pois sentia-me presa a um sistema religioso que em tese, deveria trazer-me a liberdade. Mas não conseguia sentir tal liberdade. Uma liberdade que prende, uma liberdade do “isto não pode, estes não podem fazer parte de nosso corpo” e por aí vai… que liberdade é esta? Sempre me perguntava, mas seguia, mesmo sentindo-me ainda presa, seguia… até que veio o Gondim.
                A linguagem poética e humana de seus textos não apenas serviu-me de leitura agradável aos olhos, mas alento para minh’alma, pois vinham de encontro aos meus anseios. Quando escreve, Gondim deixa vazar sua humanidade. Ternamente levou-me a uma reflexão profunda e ao mesmo tempo óbvia; tão óbvia que poucos têm sensibilidade de entender e alcançar. Discernimento espiritual?
                  Reflexões de do pastor Ricardo Gondim… lembro-me da primeira vez que ouvi pasma meu pastor ler para mim. Tornei-me apaixonada e ávida leitora. A paixão singular com que escreve é apaixonante e a mensagem, verdadeira. Não conseguia entender comentários como: “onde está aquele pregador apaixonado, assembleiano que tantas mensagens nos trouxe? Gondim apostatou da fé”! Vê-lo ser chamado de herege, apóstata e até de bundão e ver a serenidade de suas respostas a tais agressões, trouxe-me a luz o que ainda faltava-me para estar em plena comunhão comigo mesma: coragem de falar e externar ao mundo a minha liberdade, e esta liberdade, poucos, infelizmente, conseguem ou querem alcançar.
                Ouvir pessoas falando que Gondim mudou com o tempo, que era um pregador assembleiano apaixonado e hoje apostatou da fé, me deu uma certeza: Gondim não é herege, não apostatou da fé, mas está sempre em desconstrução, e eu aprendi com ele, a sempre estar nesta procura pela desconstrução. Sempre revendo meus conceitos. Ousando pensar fora da caixa… sair da caixa. Poucos ousam, poucos têm esta coragem. E Gondim teve! Induziu-me a tal postura. A rever o meu evangelho do “isto não pode, este ou aquele não pode”, para o evangelho da graça, a verdadeira graça, a que não se compra nem com dinheiro nem com atitudes… mas se vive.
                Talvez, apenas talvez, minha visão feminina e emotiva esteja um pouco fora do contexto real de vida deste, que pra mim é um dos mais apaixonantes escritores e pastor (de fato) que o Brasil já teve. E por tudo que aprendi com você, muito obrigada, pastor Ricardo Gondim.
                Ouso dizer que hoje, sou fruto saudável de seus pensamentos transformados em rabiscos… em rascunhos, e hoje sou apenas rascunho, pois aprendi com você a estar sempre em desconstrução.

Rozana 
A Anja_Arcanja

Licença Creative Commons
Ricardo Gondim, herege ou um cristão em desconstrução? de Rozana Anja_Arcanja é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at omundodaanja.blogspot.com.

2 comentários:

Claudio Nascimento disse...

O que eu posso dizer, a mais ou menos quatro anos atrás eu odiava ouvi-lo, poderia ficar horas na radio que ele tinha programa ouvindo os outros programas antecessores ao dele mas quando chegava na hora do programa dele as vezes até escutava mas para criticar ou esboçar uma critica.

Era fanático pelos profetas que ele criticava, porque não tinha conhecimento suficiente para poder pensar.

LOPES disse...

Eu foi criado dentro uma igreja evangélica chamada "Adventista do 7º dia". Mas, sempre fui um garoto indagante, e as respostas que eu recebia não satisfazia o meu senso crítico. Respondiam assim:

"Só Deus sabe, ele não quis revelar, o homem não pode saber tudo, ou então, não pode duvidar, por que dúvidas são coisas do inimigo. Senão tiver fé, não será salvo".

Foi quando eu percebi que eles controlavam e inibia a minha capacidade raciocinar, passando a ideia de que, raciocinar e investigar, era pecado.

Foi então, que eu resolvi investigar e ir a fundo... Hoje eu sou um ex-cego e livre pra pensar. "Graças a deus"...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...