Pesquise artigos do blog:

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Não me venha com esse "está escrito"!


Não me venha com esse "está escrito"!

Eu penso - opinião minha, pessoal e intransferível - que há várias passagens na Bíblia que legitimam o machismo, assim como há várias passagens que legitimam o racismo, a homofobia e a xenofobia. Mas, por incrível que possa parecer, isso de dizer "está escrito" não é motivo plausível - e estou falando a partir do próprio tecido escriturístico - para condenar o que quer que se seja. E por quê não? Vejamos.

Cada um dos profetas disseram "em nome do Senhor", mas eles se opunham, na prática pessoal, ao "está escrito". Exemplos:

1) Sim, está escrito que não se deve tocar - e nem permitir ser tocado! - por uma prostituta (Levítico 7:21; Lucas 7:37 a 39). Aliás, não se deve tocar nem num objeto que foi tocado por uma prostituta! Mas o profeta Oséias tomou pra si uma prostituta e teve filhos com ela. E isso ele fez "a mando do Senhor" - Oséias 1:2.

2) Sim, está escrito que não se pode mostrar a nudez ( Êxodo 20:26). Mas o profeta Isaías andou durante três anos pelado pregando "a palavra"! - Isaías 20:3, 4.

3) Sim, está escrito que Moisés recebeu de Deus a ordem para sacrificar holocaustos quando o povo saísse do Egito (Êxodo 10:25). Mas o profeta Jeremias afirmou que isso era uma grossa mentira! - Jeremias 7:22.

Só pra ficar nesses três exemplos. Alguém acha mesmo estranho que os profetas tenham sido perseguidos e mortos pela adeptos da "teologia oficial"? E o incrível é que depois as vozes desses profetas foram incluídas no Cânon! O que isso mesmo nos ensina? Que a fé não se prende a escritos sagrados. Então que papel estamos fazendo ao apontarmos versículos bíblicos para dizer que Deus condena comer strogonoff ? - Êxodo 23:19.

E vamos a mais um exemplo:

- Sim, está escrito que camelo é um animal abominável (Levítico 11:4), mas João Batista veio anunciando a "palavra do Senhor" vestido com pêlo de camelo! - Mateus 3:4.

Ora, o arauto de Jesus dito Cristo era um pecador aos olhos dos fariseus. Qualquer um poderia apontar as Escrituras para provar que João Batista era herege e pecador, não poderia? Sim, mas...

A fé é progressiva. O intérprete que pensa que Deus se fixou num livro sagrado, ainda nem entendeu a razão do existir das Escrituras.

Entrincheirado em Reflexões 


 Netanias Alves
Paz dos profetas

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa reflexão. Tudo o que está escrito é entendido nos olhos de quem lê. (FregaJr)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...