Pesquise artigos do blog:

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Quando Deus separou dia e noite? A bíblia é contraditória!


Gênesis tem afirmações contraditórias sobre a criação da luz e da separação do dia da noite. Primeiro diz que Deus criou a luz, fazendo a separação entre esta e as trevas. Mas depois, somente no quarto dia, Ele  criou o sol, que para nós é a fonte da luz. Então, quando Deus realmente separou o claro do escuro?

Está em Gênesis 1:3-5: “No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro”.

A contradição vem logo sem seguida, em Gênesis 1: 14-19: “E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto”.

Trata-se de uma inconsistência bíblica, entre tantas outras.


Contradizendo-se em Contradições bíblicas

 por Austin Cline, do About.com

4 comentários:

VOZ DO POVO disse...

Livros com o de Gênesis e Apocalipse tem contextos enigmáticos e linguagem metafóricas é preciso muita atenção em sua leitura.

Preso por fora disse...

Se Moisés ( o provável escritor de Gênesis) tivesse escrito isso hoje em dia, o livro de gênesis seria mais conciso e poderia ter em torno de 500 páginas só falando de criação da terra e todos os estágios de evolução. Por acho que é meio que covardia falar de um carinha da idade antiga que não tinha meios científicos...

Lôh disse...

Considerar a lua um luminar é foda...
Hoje todos sabemos que a luz que recebemos dela durante a noite, é refletida do sol.

O contexto em que esse texto foi escrito é de uma época onde faltava conhecimento científico e tecnológico.

Vocês acham que se o Supremo Criador de todas as coisas realmente quisesse que fosse feito um livro sagrado em homenagem a ele, deixaria os "inspirados" mortais escrevem coisas que no futuro seriam tidas como incoerentes ou simplesmente fábulas. Acho que não...

Vale ressaltar que os editores judeus (do Tanach), que tinham posse desses textos de uma época em que os escritores cultuavam deuses tribais (e eram politeístas), cuidaram de adaptar os textos a sua religião monoteísta. A melhor adaptação, provavelmente, foi da história do diluvio de Gilgamesh.

Anja_Arcanja disse...

rsrs Lucas, mas se foi o "todo poderoso" que "inspirou" moisés, devweria ter sido mais preciso na "insperação" rsrsrs

Bjux Lucas, muito bom ter vc aqui!

Anja

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...